Cerca de 290 milhões de anos-luz de distância, no centro de uma galáxia distante chamada PGC 043234, uma estrela ferida muito perto de um buraco negro pesando milhões de vezes a massa do nosso Sol. A intensa atração gravitacional do buraco negro sugado estrelar e desfragmentado em pedaços, jogando alguns restos estelares para o espaço em velocidades incrivelmente altas, enquanto o resto caiu dentro. O evento causou um surto de poderosos raios-X que, provavelmente,
permanecerá por muitos anos.
Felizmente para nós, os cientistas da NASA foram capazes de reconstruir todo esse cataclismo, e você pode ver uma recriação do que no seguinte vídeo.
Nas palavras imortais de George Costanza: "Isso deve doer ! "
Mas o que está acontecendo aqui?, O evento é conhecido como um rompimento das marés, (rompimento das marés e Inglês), e que o mais próximo que eu vim para um em mais de 10 anos.
Usando Observatório Chandra X-ray NASA Explorador de burst rápido GammaRay, e XMM-Newton da ESA e NASA, os cientistas obtiveram uma idéia melhor do que realmente acontece na 'a morte de uma estrela em um buraco negro'.
"Temos visto evidências de um punhado de interrupção das marés nos últimos anos, e desenvolveram uma série de ideias sobre o que acontece", disse o pesquisador Jon Miller, da Universidade de Michigan em os EUA .. " Esta é a melhor oportunidade que temos tido até agora a compreender o que realmente acontece quando você joga uma estrela de um buraco negro.
"Miller e seus colegas suspeitam que depois de uma estrela é destruída por um buraco negro, a estrela não detritos lançado no espaço são puxados para dentro e aqueceu-se a milhões de graus, e isto cria uma quantidade incrível de raios-X, que pode ser visto no vídeo. Este flash de raios-X vai morrer no tempo, bem como partes da estrela-do-chão caindo para além do horizonte de eventos do buraco negro, onde até partículas de luz não pode escapar.
Curiosamente, os cientistas também Eles ilustram a presença de um vento se afastando do buraco negro no evento, o momento em que o alargamento do raio-X se dissipa. Parece que, como o material é absorvido para o interior permanece macio formar estrelas, um disco macio quente, que se move numa órbita elíptica em torno do buraco negro.
"Uma vez que o centro do disco é tão quente, eles injetado alguns materiais para o exterior na forma de vento ", explica Rachel Feltman no The Washington Post.
As observações foram publicados na revista
Nature." Estes resultados suportam algumas de nossas idéias sobre a estrutura e a evolução dos eventos chamados de interrupção maré ", Miller disse em um comunicado de imprensa. ". No futuro, a interrupção das marés pode fornecer laboratórios para estudar os efeitos de extrema gravidade"
0 comentários :