Quem nunca aprendeu fazendo experiências malucas? Desde a mais difícil até a mais simples, os professores realizam experimentos científicos para explicar melhor um conceito em sala de aula, para fazer com que o aprendizado seja mais divertido. E se você pudesse realizar isso em casa? Nada melhor que 7 reações químicas diferentes para animar o dia dos cientistas domésticos. Lembre-se a segurança esta sempre em primeiro lugar. Confira a seguir 7 experiências simples (e seguras) para você realizar em casa:
1 – Tênis hidrofóbico
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Esse tipo de material simplesmente repele a água (e a maioria dos líquidos) que possa entrar em contato com ele. Nesse caso, entra em trabalho a Nanotecnologia, que trabalha com a manipulação de substâncias a fim de torná-las “perfeitas” para determinadas aplicações.
2 – Mágica!
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Para fazer essa experiência em casa, você vai precisar de: água, vinagre incolor, água oxigenada de 10 volumes e um comprimido de permanganato de potássio. Se você quiser fazer isso, veja o vídeo a seguir. A diferença do GIF para o vídeo é que o processo é inverso: enquanto no GIF a substância é despejada – provavelmente – em uma solução com água oxigenada; no vídeo a água oxigenada é despejada na solução com o permanganato.
3 – Explosão de um balão de hidrogênio
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Apesar de ser a substância mais comum no Universo, o hidrogênio sozinho, em forma de gás, é extremamente inflamável, principalmente quando entra em contato com o ar. O resultado dessa combustão, no entanto, é água, e por isso esse gás seria o ideal como fonte de energia – mas isso ainda está em fase de estudo, já que a produção desse gás é um processo bastante complicado.
4 – Filme de fibra de carbono
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
O filme de carbono é um polímero reforçado com fibras hidrofóbicas extremamente fortes, mas leves ao mesmo tempo, que reagem como cola quando outro material é adicionado à água.
5 – Satanás, é você?
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Ao que tudo indica, misturar NH4Cr2O7 e HgSCNs não produz nada. A não ser que você coloque fogo à mistureba. Nesse caso, cinzas em forma de tentáculos poderão ser observadas. Bruxaria?
6 – Areia hidrofóbica
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Você já sabe que materiais hidrofóbicos repelem a água, como é o caso dessa areia, que permanece seca mesmo depois de entrar em contato com o líquido.
7 – Luz
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Aposto que você não sabia que era possível fazer isso. Para entender melhor esse processo, assista ao vídeo abaixo:
0 comentários :