O maior cruzamento hidroviário da Europa nas proximidades de Magdeburg possibilita a navegação ininterrupta do oeste para o leste, realizando um velho sonho dos alemães.
A peça principal do maior cruzamento hidroviário da Europa é um colosso de aço e concreto por sobre o Rio Elba, ao norte de Magdeburg. A ponte, cuja forma lembra o casco de um navio e é preenchida de água, liga dois canais hidroviários: o Mittelland e o Elba-Havel. Como se estivessem numa enorme banheira, navios e barcos podem agora atravessar o Elba comodamente e seguir viagem.

Até o ano de 2003, quando foi inaugurado, os navios precisavam dar uma volta de 12 quilômetros pelo próprio rio, atravessando eclusas antiquadas, o que significava perda de horas nas viagens. Com a ponte, embarcações com até 1350 toneladas de carga poderão navegar sem interrupção das bacias do Weser e Ruhr, no oeste, até Berlim, e vice-versa.
Obra-prima da tecnologia
Com seus 918 metros de comprimento, a ponte-canal é tida como obra dos superlativos e um primor da engenharia, tendo consumido 68 mil metros cúbicos de concreto e 24 mil toneladas de aço. Comporta 132 mil toneladas de água em sua calha de 34 metros de largura e 4,25 metros de profundidade e deve resistir mesmo a terremotos.
O cruzamento hidroviário, que inclui ainda comportas e eclusas, levou seis anos para ser concluído, e custou cerca de meio bilhão de euros.