quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Estação Espacial Internacional (ISS)

Nosso Planeta     22:24     No comments

                     Estação Espacial Internacional (EEI) – International Space Station (ISS)

A Estação Espacial Internacional (EEI), ou em inglês International Space Station (ISS), é uma estação espacial que orbita a Terra e tem estado permanentemente habitada por astronautas desde o dia 2 de Novembro de 2000.


A Estação Espacial Internacional é constituída por vários componentes que foram sendo acrescentados ao longo do tempo. O primeiro componente a ser lançado foi em 1998, nos anos seguintes foram sendo acrescentados muitos outros, e atualmente a Estação Espacial Internacional é o maior objeto artificial a orbitar o nosso planeta.

A EEI encontra-se numa órbita baixa, a rondar os 400 km de altitude, e pode ser vista a partir da Terra a olho nu. A velocidade da EEI é de aproximadamente 27.600 km/h, sendo que por dia completa quase 16 voltas à Terra.

A Estação Espacial Internacional envolve a colaboração de várias agências de diversos países, nomeadamente: NASA (Estados Unidos da América), Roscosmos (Rússia), CSA (Canadá), JAXA (Japão) e ESA (Europa).



A Estação Espacial Internacional também recebeu o primeiro astronauta lusófono, o brasileiro Marcos César Pontes, em 2006.

A EEI serve como laboratório em ambiente espacial e em microgravidade para diversos tipos de experiências científicas, como é o caso de experiências no campo da astronomia, física, biologia, entre muitas outras. A EEI permite que sejam realizados certos tipos de experiências que não seriam possíveis na superfície da Terra.

Como foi dito atrás, a Estação Espacial Internacional é visível a partir da Terra a olho nu. Porém é necessário saber quando é que a EEI (ou ISS) vai passar próximo de nós para a podermos ver. Para isso existem vários sites disponíveis que nos ajudam nesse aspecto.

A NASA disponibiliza essa informação no link que se segue: Spot The Station. Aqui precisamos de definir primeiro o país, depois a região ou estado, e a seguir a cidade onde estamos.

A NAVE RUSSA
1. A Soyuz está em atividade desde os anos 60. Usada para levar os astronautas até a ISS, ela carrega até três passageiros. Em emergências, pode ser usada para trazer astronautas de volta.

MÓDULO DE SERVIÇOS
2. Hora de dormir
Cada astronauta descansa dentro de um saco de dormir na vertical. Parece desconfortável, mas, pela falta de gravidade, o corpo não sente a diferença.

3. Comida de avião
Não existe cozinha, somente uma mesa que ajuda a evitar que colheres e garfos flutuem. Também não tem geladeira. Por isso, a comida chega enlatada ou desidratada.

4. Ida ao banheiro
No banheiro, a urina vai para uma mangueira (com uma das extremidades mais larga) e as fezes para um vaso com um buraco bem menor. É preciso ter boa mira para não fazer bagunça. No caso de acidentes, o banheiro guarda luvas e desinfetantes.

5. Malhação no espaço
A falta de gravidade tem um efeito desagradável: por não precisarem suportar o corpo, ossos e músculos podem ser danificados durante a viagem. "Exercícios físicos diários ajudam a reduzir problemas e restauram um pouco a perda de densidade óssea", conta o astronauta Marcos Pontes.

LABORATÓRIOS
6. A área de pesquisas
Existem três laboratórios na ISS: o americano, o europeu e o japonês. Neles, são realizados experimentos pautados por institutos do mundo inteiro. O Brasil, inclusive, já mandou oito.

7. Módulo pressurizado
O laboratório japonês, chamado de Kibo, é o maior da Estação. Ele abriga o Módulo Pressurizado, onde são realizadas experiências com microgravidade e radiação cósmica.

8. Complexo Exposto
Esta área é aberta, para experiências sem gravidade. Cabia ao Brasil produzir uma peça-chave aqui: uma plataforma onde os experimentos ficariam presos. Mas não entregamos no prazo e uma empresa americana teve de improvisar.

9. Brincando de girar
Pela falta de gravidade, ao desmontar alguma peça, partes pequenas podem sair voando pela Estação. Também é possível que, enquanto utiliza uma chave inglesa, se não estiver preso, o astronauta acabe girando com a ferramenta.

O PORÃO DA NAVE
10. Este pedaço era utilizado para mudar a posição da ISS. Atualmente, armazena suprimentos. O FGB (Functional Cargo Block, na sigla em inglês) foi a primeira peça da ISS a ser colocada no espaço.

ENTRADA E SAÍDA
11. Esta cabine é usada pelos tripulantes antes das caminhadas externas. É dentro dela que ficam os trajes espaciais e onde ocorre a despressurização.

USINA ESPACIAL
12. Os oito painéis solares que fornecem energia para a Estação medem 35 metros e contam com cerca de 32 mil células solares. Eles geram uma energia total de 84 KW, suficiente para abastecer cerca de 40 casas.

PORTA DE ENTRADA
13. Aqui, os ônibus espaciais americanos encaixam na estação.

, , , , , , , , , , , , ,

0 comentários :

Blog Nosso Planeta

Nosso Planeta é um blog sobre conhecimento gerais. Criado em 2014.
PageRank

Translate

Seguidores

Postagens Por E-mail

Coloque seu endereço de e-mail.
© 2016 Nosso Planeta | Todos Direitos Reservados