Muitas vezes chamadas de nojentas e repugnantes, as baratas são animais inofensivos que ajudam a decompor o lixo infinito produzidos por nós. Se você tem medo e nojo de barata, dê uma olhada nessas espécies e veja se não muda sua percepção sobre elas.
Uma barata colorida neotropical (ordem Blattoidea, possivelmente da família Blaberidae - antigamente Epilampridae), encontrada na Guiana.
A Barata de Phill (Perisphaerus sp.) encontrada na Ásia, parece um tatu bolinha e consegue se enrolar numa bolinha igual caso se sinta ameaçada, porém seu mecanismo de defesa principal ainda é igual às outras baratas: se movimentar super rápido e correr até sumir de vista.
A barata Tigre solar (Polyzosteria sp.) encontrada na Austrália tem cores muito bonitas que a fazem parecer a bundinha de uma abelha
Barata de Mitchell (Polyzosteria mitchelli) encontrada na Austrália tem cores fantásticas! São animais diurnos e solitários, e se juntam apenas durante a época de reprodução; apesar de você desejar que fosse essa a espécie de barata que invade a sua casa (e não a comum que geralmente vemos aqui no Brasil), essa espécie prefere o ar fresco dos arbustos do lado de fora das casas.
Mais uma barata iridescente, provavelmente da espécie Polyzosteria virridissima. Diversas espécies dentro do gênero Polyzosteria são fabulosas e fogem da imagem comum que temos de uma barata; e, claro, todas são encontradas na Austrália.
Fontes/Sources: Cockroaches Species / Atlas of Living Australia / Esperance Fauna / Encyclopedia of Life
0 comentários :