terça-feira, 29 de maio de 2018

Asteroide em forma de crânio retornará à Terra em 2018

Nosso Planeta     18:19     No comments

Concepção artística do 2015 TB145 com base em imagem do Arecibo Observatory. (Créditos da imagem: J. A. Peñas/Sinc).


Um asteroide que tem uma semelhança impressionante com um crânio humano vai passar na vizinhança da Terra em 2018. O mesmo visitante já passou por aqui no “dia das bruxas” de 2015.
Chamado de 2015 TB145, o asteroide tem cerca de 625 a 700 metros de diâmetro e dá uma volta completa em torno do seu eixo imaginário uma vez a cada três horas. Ele passou pela vizinhança de nosso planeta em 31 de outubro de 2015. Na mesma ocasião, o 2015 TB145 viajou a cerca de 486 mil quilômetros de distância da Terra, tendo sido descoberto três semanas antes. Isso é apenas 1,3 vez a distância média entre a Terra e a Lua.
Em novembro de 2018, o asteroide deve passar relativamente perto do nosso planeta novamente. Desta vez, será bastante distante, cerca de 105 vezes mais distante do que a distância Terra-Lua, mas perto o suficiente para ser estudado. A próxima vez a qual esse objeto chegará realmente próximo do nosso planeta será em 2088, quando ele passará a cerca de 20 vezes a distância da Lua.
“Embora essa aproximação não seja tão favorável, poderemos obter novos dados que podem nos ajudar a melhorar o nosso conhecimento desse objeto e de outros similares que se aproximam do nosso planeta”disse em um comunicado Pablo Santos-Sanz, do Institute of Astrophysics of Andalusia (IAA-CSIC).
Santos-Sanz e seus colegas publicaram um artigo na revista Astronomy and Astrophysicsno qual eles descreveram algumas das descobertas da última passagem feita, usando o Very Large Telescope (VLT) no Chile.
Eles foram capazes de determinar o período de rotação com exatidão, calculado em 2,94 horas, para ser exato, embora notem que também poderia ser 4,78 horas, pois esse valor também se ajusta aos dados óticos obtidos. Eles também determinaram a forma, visto como um elipsóide achatado, e descobriram que o visitante refletia apenas cerca de 5 a 6% da luz solar recebida.
O asteroide 2015 TB145, visto pelo Observatório de Arecibo. (Créditos da imagem: NAIC-Arecibo/NSF).

“Isso significa que o asteroide é muito escuro, apenas um pouco mais reflexivo do que o carvão”, disse Santos-Sanz.


Pensava-se que o asteroide poderia ser um cometa extinto, perdendo a água e outros compostos voláteis enquanto orbitava o Sol. Contudo, o asteroide é um pouco semelhante ao objeto interestelar Oumuamua, que também parece ser algum tipo de cometa disfarçado de asteroide.
A próxima passagem desse “asteroide do dia das bruxas” não será muito assustadora. Mas deve ser interessante do mesmo jeito que antes, com os cientistas na esperança de aprender mais sobre suas incomuns características.

Referências:

  1. MÜLLER, T. G. et al. Large Halloween asteroid at lunar distanceAstronomy and Astrophysics. Acesso em: 28 dez. 2017.

, ,

0 comentários :

Blog Nosso Planeta

Nosso Planeta é um blog sobre conhecimento gerais. Criado em 2014.
PageRank

Translate

Seguidores

Postagens Por E-mail

Coloque seu endereço de e-mail.
© 2016 Nosso Planeta | Todos Direitos Reservados