No dia 21 de março, o cometa 252P/LINEAR fará sua máxima aproximação com a Terra, e algumas horas mais tarde, no dia 22 de março, outro cometa chamado P/2016 BA14 também faz sua máxima aproximação com a Terra. São 2 cometas que estão nos visitando praticamente ao mesmo tempo! E olha que não é qualquer aproximação. O último evento desse tipo aconteceu a 246 anos atrás!
Os cometas 252P/LINEAR e P/2016 BA14 passarão a 5.3 e 3.4 milhões de km da Terra, respectivamente, e não oferecem risco de colisão com o nosso planeta. Astrônomos acreditam que, na verdade, tratava-se apenas de um único cometa, que se fragmentou formando outro corpo, já que ambos realizam a mesma órbita ao redor do Sol, no mesmo período de tempo.
Nos dias 21 e 22 de março, será possível observar esses dois cometas utilizando pequenos telescópios, binóculos ou a olho nu em lugares mais afastado da grande cidade.
Outra grande aproximação como essa, dos dias 21 e 22 de março, talvez aconteça novamente apenas dentro de alguns séculos. Pode ser que essa seja a maior aproximação que veremos entre um cometa e a Terra.
O cometa que mais se aproximou do nosso planeta foi o Lexell, que chegou a apenas 2.2 milhões de km da Terra no dia 1° de julho de 1770. O Cometa Lexell foi descoberto por Charles Messier, mas foi o matemático Anders Johan que calculou sua órbita, o que justifica seu nome.
(Fonte: O Globo).


0 comentários :