A Manchineel é de longe, a árvore mais perigosa do mundo. Sua toxina esta presente do caule até as pontas das folhas, incluindo as cascas do tronco e suas frutas parecidas com pequenas maças atrativas e cheirosas. Esta planta é nomeada assim por conta da palavra espanhola ‘manzanita’ que significa o diminutivo de maçã, e foi o nome que Cristóvão Colombo deu ao encontrar a árvore pela primeira vez onde no passado serviu até como instrumento de tortura.
A arvore mortal
Hoje os acidentes tornaram-se raros devido à quantidade de placas que sinalizam o perigo mortal. Porém, como se não bastasse tanta toxina em um mesmo lugar, em dias de chuva, pessoas que se abrigam embaixo da copa dessas árvores também sofrem com queimaduras. A água que cai das folhas leva junto à toxina, inclusive existem casos em que a toxina entrou em contato com os olhos das vítimas causando cegueira permanente.
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Manchineel: A árvore mais perigosa do mundo
Nosso Planeta
11:33
No comments
A árvore pode chegar aos 15 metros de altura e é encontrada principalmente na Flórida, Bahamas e em toda a região caribenha. A seiva da Manchineel também é venenosa, basta uma gota da seiva da árvore para causar queimaduras severas, bolhas, dermatite e destruição de tecido. Viajantes desinformados sobre o perigo que a árvore pode causar, no passado foram os primeiros a sofrer com as consequências letais.
Os pequenos frutos quando ingeridos em pequena quantidade em cerca de segundos causam queimaduras na boca e na garganta, e se consumidos em grandes proporções são fatais, embora o tempo de reação da toxina seja extremamente rápido impossibilitando que a vítima alimente-se de toda a fruta.
Por isso ao viajar para regiões como o litoral da Flórida e América Central atente-se para não deitar-se despercebido abaixo da copa da Manchineel em uma bela praia, isso pode estragar sua viagem, caso você sobreviva!
0 comentários :