segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Buraco negro gigante surpreende cientistas

Nosso Planeta     09:34     No comments


As observações mais detalhadas até agora do material em torno de um buraco negro gigante surpreenderam os cientistas, que dizem que há um conflito com as principais teorias sobre esses poderosos objetos cósmicos.

Ilustração do buraco negro supermassivo de NGC 3783:

Astrônomos utilizaram o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul, no Chile, para observar a poeira ao redor do buraco negro supermassivo localizado no centro da galáxia NGC 3783, que fica a dezenas de milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Centaurus . O buraco negro, como muitos nos centros das galáxias, está ingerindo muita matéria que cai em sua direção a partir da área circundante. Enquanto a poeira cai, ele libera uma intensa radiação que pode ser vista do outro lado do universo. 
Ao observar o centro de NGC 3783, os pesquisadores esperavam encontrar quase todo o pó na forma de uma rosca que orbita o buraco negro, mas em vez disso, encontraram quantidades significativas de material acima e abaixo do toro.
A poeira dentro do toro atinge temperaturas que variam de 700 a 1000 graus Celsius, mas a poeira que surpreendeu os cientistas arrefeceu, segundo relatos dos astrônomos.
Estas observações sugerem que a radiação intensa produzida quando os buracos negros se alimentam do material circundante também empurra parte desse material para fora. A descoberta pode levar a uma “mudança de paradigma” na compreensão de como os buracos negros supermassivos ativos se comportam, escreveram os cientistas do Observatório Europeu do Sul em um comunicado.
Os astrônomos esperam usar esse novo conhecimento para montar um quadro mais completo de como os buracos negros evoluem dentro de galáxias.
Um novo instrumento, chamado Matisse, que está sendo desenvolvido para o Very Large Telescope, deve ajudar os cientistas a recolher observações mais detalhadas dos buracos negros supermassivos. O Interferômetro do Very Large Telescope combina a luz de quatro telescópios separados para criar observações extremamente detalhadas. 

0 comentários :

Blog Nosso Planeta

Nosso Planeta é um blog sobre conhecimento gerais. Criado em 2014.
PageRank

Translate

Seguidores

Postagens Por E-mail

Coloque seu endereço de e-mail.
© 2016 Nosso Planeta | Todos Direitos Reservados