
Parece o enredo de um filme de ficção científica, mas pesquisadores norte-americanos revelaram um plano audacioso para explodir um asteroide se aproximando da Terra com armas nucleares. A arma mais destrutiva já desenvolvida pela humanidade poderia ajudar a nossa espécie a evitar seguir o caminho dos dinossauros.
A equipe de Iowa delineou sua visão em uma conferência da NASA, e disse que seria necessário apenas um aviso semanas antes para lançar a bomba se o sistema for desenvolvido.
O sistema enviaria um pequeno projétil para criar uma cratera na superfície do asteróide, então, milissegundos mais tarde, uma ogiva nuclear detonaria seu interior. O asteroide então seria destruído em incontáveis pedaços, muitos dos quais ainda cairiam na Terra, mas seriam incinerados pela atmosfera do planeta.
“Nós temos a solução para destruir uma ameaça em potencial mesmo quando houver pouco tempo para a aproximação”, disse Bong Wie, da Universidade Estadual de Iowa. Ele ainda disse que a explosão do meteoro de 20 metros sobre a cidade russa de Chelyabinsk, ferindo 1.500 pessoas há um ano, tem ajudado a causar uma enxurrada de ideias para destruir asteróides perigosos.
“Alguns anos atrás, tínhamos que usar o exemplo da extinção dos dinossauros para justificar a nossa investigação”, disse ele, referindo-se ao impacto de um asteróide que eliminou os répteis gigantes 65 milhões de anos atrás.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Bomba nuclear pode salvar Terra de asteróide, dizem cientistas
Nosso Planeta
18:10
No comments

0 comentários :