sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Planeta Feito de Diamante

Nosso Planeta     13:12     No comments

Não se anime; ele está muito longe de todos nós. Mas o planeta “PSR J1719-1438 b” (por que simplesmente não chamá-lo de “planeta diamante”?) é basicamente uma bola gigante de diamante no espaço. 
O planeta  antigamente era uma estrela e, às vezes, o entulho que sobra após a morte de uma estrela começa uma segunda carreira como um planeta. Nesse caso, o diamante gigantesco começou como uma das duas partes de uma estrela binária; a maior gêmea explodiu como uma bomba numa supernova. O que sobrou: uma estrela pulsante, ou pulsar (estrela de nêutron gigantesca), e uma anã branca. A anã estabilizou-se suficientemente longe de sua antiga e gorda irmã para ter sua matéria sugada, mas longe o suficiente para também manter seu núcleo de carbono intacto.
O carbono só precisa de muito calor e pressão para se tornar em diamante. Na Terra, isso acontece no subsolo e cria pequenos pedaços brilhantes para pessoas ricas usarem como joias. Mas no espaço, as condições eram perfeitas para todo o interior da ex-estrela endurecer, cristalizar e se transformar em um diamante do tamanho de um planeta.

,

0 comentários :

Blog Nosso Planeta

Nosso Planeta é um blog sobre conhecimento gerais. Criado em 2014.
PageRank

Translate

Seguidores

Postagens Por E-mail

Coloque seu endereço de e-mail.
© 2016 Nosso Planeta | Todos Direitos Reservados