Como você provavelmente sabe, a Terra está girando em torno do seu próprio eixo. Isto nos dá o ciclo de dias e noites. É claro que é impossível, mas o que aconteceria se a Terra parasse de girar bruscamente?
A primeira coisa a se pensar é que tudo o que está na superfície da Terra está se movendo junto ao planeta. Você está preso pela gravidade e está voando pelo espaço a uma velocidade de 1,674.4 km/h (no equador). Você não pode sentir isso assim como você não pode sentir que está se movendo em um carro descendo a estrada. Mas você sentiria os efeitos se a Terra parasse de girar, ou se um carro parasse bruscamente. Tudo o que está superfície da Terra seria atirado para os lados a mais de 1.600 km/h. A velocidade de escape da Terra é cerca de 40.000 km/hora, de modo que não é o suficiente para você sair voando para o espaço, mas imagine os oceanos se movimentando lateralmente a 1.600 km/hora.
A velocidade de rotação da Terra diminui à medida que nos aproximamos dos pólos. Então, se você estivesse no pólo norte ou sul, você quase não sentiria esse efeito.
Um dia duraria 365 dias
O próximo problema é que o ciclo de dias e noites não funcionaria do mesmo modo. Neste momento, a Terra está girando em torno de seu próprio eixo, voltando uma face para a mesma posição a cada 24 horas. Se a Terra parasse de girar, metade do planeta seria cozida durante meio ano, enquanto que o outro hemisfério congelaria na escuridão. Você pode imaginar como isso seria devastador para plantas e animais. Algo semelhante acontece nos pólos, onde você pode experimentar semanas de noite permanente e, em seguida, semanas de dia permanente
A Terra seria uma esfera perfeita
Isso pode parecer menos catastrófico em comparação com os outros efeitos, mas não é. A velocidade de rotação da Terra exerce uma força centrífuga sobre a superfície, o que torna o planeta achatado nos pólos. Se medirmos o diâmetro entre os pólos e o compararmos com o diâmetro do equador, obtém-se uma diferença de 42,6 quilômetros. Sem a rotação, a gravidade seria capaz de moldar a Terra em uma bela esfera perfeita. Isso soa interessante e provavelmente inofensivo, mas na verdade é um grande problema. Por causa da protuberância da Terra no equador, os oceanos estão estendidos no equador por 8 km. Em uma Terra perfeitamente esférica, os oceanos iriam se redistribuir, inundando muitas regiões do planeta com um imenso volume de água.
A Terra não seria inclinada
inclinação da Terra é definida pela forma como o planeta está girando em relação ao Sol. Este eixo de rotação define as estações do ano. Mas, sem qualquer rotação, o conceito não faz mais sentido. Há ainda um pólo norte do planeta, onde a luz solar está no seu ângulo mais baixo, e um equador, onde a luz incide mais diretamente. Mas não haveria mais estações do ano.
0 comentários :