Uma nova pesquisa cronometrou océrebro humano, e constatou que ele é capaz de processar imagens inteiras que acabaram de passar diante dos seus olhos em apenas 13 milissegundos. É a primeira prova de tal velocidade de processamento, sendo mais rápido do que sugeria outros estudos.
Para o estudo, que foi conduzido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, os participantes da pesquisa foram convidados a olhar para um determinado tipo de imagem, como o piquenique ou um casal sorridente, em que foram mostrados uma série rápida de imagens. Foram mostrados para os sujeitos do estudo uma série de seis ou 12 imagens, cada uma apresentada entre 13 milissegundos e 80 milissegundos.
Mesmo quando uma imagem foi mostrada por apenas 13 milésimos de segundo, os sujeitos foram capazes de processá-lo, disseram os pesquisadores.
“O fato de que você pode fazer isso em altas velocidades indica-nos o que a visão far e encontramos conceitos sobre o que o cérebro está fazendo todo o dia -. Tentando entender o que estamos vendo”, disse o autor sênior do estudo Mary Potter , um professor do MIT de cérebro e ciências cognitivas.
“O trabalho dos olhos não é apenas para obter as informações para o cérebro, mas para permitir que o cérebro pense rápido o suficiente para saber como reagir e entender o que está olhando. Assim, em geral, estamos calibrando os nossos olhos para que eles se movimentem o mais rápido possível de acordo com a compreensão do que estamos vendo “, disse Potter.
No decorrer da pesquisa Potter e seus colegas aumentaram gradualmente a velocidade das imagens apresentadas aos participantes, até o ponto em que eles estavam só adivinhando.
A equipe esperava ver um declínio dramático no desempenho do teste em torno da marca de 50 milissegundos por causa de pesquisas anteriores que sugeriam que demorou esse tempo para o cérebro processar uma imagem. Até que foram mostradas imagens em apenas 13 milissegundos, a velocidade mais rápida do monitor do computador que estava sendo usado para o estudo.
Os pesquisadores sugerem que, mesmo quando apresentado em apenas 13 milésimos de segundo, o cérebro humano é capaz de processar e armazenar essas informações para mais tarde recordar.
“Se as imagens não fossem processadas nesse tempo, as pessoas não seriam capazes lembrar após a seqüência ser mostrada. E eles responderam certo. Tem que haver algo no cérebro que mantem essa informação, pelo menos por muito tempo”, disse Potter.
Trabalho Potter e seus colegas ‘aparece na revista Atenção, Percepção e Psicofísica.
*Milissegundo (ms) é uma unidade de medida de tempo. Corresponde a 10 elevado a 3 segundos, ou seja, um milésimo de segundo.
0 comentários :