O que é um exoplaneta?
São planetas fora do sistema solar. Segundo os astrofísicos a maioria das estrelas têm planetas orbitando, e já foram registrados mais de 1000 pelos telescópios. O Kepler, por exemplo, caça planetas por meio da técnica de trânsito, ou seja, quando esses objetos cruzam a frente do disco das suas estrelas.
Separei 5 para mostrar para vocês:
Alfa Centauri Bb
Alfa Centauri Bb é um exoplaneta que orbita a estrela Alfa Centauri B, uma anã laranja localizada a 4,37 anos-luz da Terra, no sul da constelação do Centauro. O anúncio de sua existência em outubro de 2012 recebeu atenção da mídia, e sua descoberta é vista como um marco importante na busca por exoplanetas. Possui uma massa equivalente à do planeta Terra e é o exoplaneta mais próximo de nós e o mais leve já encontrado em torno de uma estrela do tipo do Sol. Alfa Centauri Bb não se encontra na zona habitável de sua estrela, estando a uma distância de apenas 0,04 UA, aproximadamente um décimo da distância média entre Mercúrio e o sol. A temperatura superficial é estimada em 1 200 graus, que é acima da temperatura de fusão de muitos tipos de magma e silicato. Para comparação, a superfície de Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar, é 460 °C. Sob tais temperaturas, é provável que grandes áreas de sua superfície estejam fundidas, levando a imagem popular do planeta como um “mundo de lava”.
Gliese 581 c
É o primeiro exoplaneta com características semelhantes ao Planeta Terra. Fisicamente, possui um diâmetro 50% maior que o da Terra e é cinco vezes mais maciço. Essas características ele fica na categoria de Super Terra. Se encontra a 180 trilhões de Km e orbita a estrela anã vermelha Gliese 581, na constelação de Libra. Esse tipo de estrela possui 1/3 da massa do sol e emite 50 vezes menos energia. Um dado curioso é que sua gravidade é 2,15 vezes mais forte que a terrestre, isso por causa do seu diâmetro cinquenta por cento maior que o da Terra, então um terráqueo de 50 quilos pesaria 65 em Gliese 581c
HD 40307 g
Ele está a apenas 42 anos-luz do nosso sistema na órbita de HD 40307, uma estrela do tipo espectral K2,5 V, situada na direção da constelação do Pintor. O planeta foi descoberto pelo método de velocidade radial.
Kepler-22b
Está a 600 anos-luz de distância da Terra, tem 2,4 vezes o raio da Terra2 e orbita a estrela Kleper 22 a cada 289 dias. O novo planeta tem cerca de 2,4 vezes maior do que a Terra e uma temperatura à superfície próxima dos 20ºC, mas os investigadores desconhecem ainda a sua composição, ficando sem saber se é constituído principalmente por rocha, gás ou líquido.
Kepler 20e
Mais um planeta descoberto pela missão Kepler, ele dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias, e é menos do que seu companheiro Kepler 20f. Sua estrela é a Kepler 20 e fica a 3.900 anos-luz da Terra. O Kepler-20e, juntamente com o Kepler 20f, são os primeiros de tamanho similar ao da Terra encontrado após o lançamento da missão. O planeta tem a possibilidade de ter o núcleo ferroso e manto, ou seja, ser sólido. Kepler-20e é um pouco menor que Vênus e possui 0,87 vezes o raio da Terra e sua temperatura superficial pode ser de 760ºC
0 comentários :