2014 começa com uma fantástica “chuva de estrelas”: as Quadrantidas. Com o pico desta chuva de meteoros a acontecer às 19h30 UT (mesma hora em Portugal continental) do dia 3 de janeiro, haverá uma oportunidade curta para apanhar uma das maiores chuvas do ano.
Farto de “chuvas de estrelas”? Pouco provável!
Já ouviu falar das Quadrantidas? Provavelmente não!
Já ouviu falar das Quadrantidas? Provavelmente não!
Deve neste momento estar a pensar que se trata de uma daquelas chuvas de meteoros menores mas, na realidade, as Quadrantidas podem atingir picos de 100 meteoros por hora, um número que normalmente se esperaria de umas Geminidas ou de umas Perseidas.
Surpresa: as Quadrantidas são umas das melhores chuvas de meteoros do ano no hemisfério norte, mas são pouco conhecidas em razão da sua atividade ser muito breve. Com uma curta atividade que acontece este ano entre 28 de dezembro e 12 de janeiro, mais curto será o seu pico que, apesar de se esperar este ano cerca de 120 meteoros por hora em locais escuros, durará pouco mais que uma hora. E se o pico acontece durante o dia? Exacto, ninguém vê os meteoros, o que leva a serem um chuva algo “esquecida”. No entanto, em 2014, quem vive na Europa poderá ver esta chuva sem problemas, já que o pico acontece às 19h30 UT, quando o Sol já se pôs.
Infelizmente, para quem no hemisfério sul esta chuva de meteoros é difícil, uma vez que a radiante está muito a norte, podendo ser localizada praticamente ao lado da estrela polar.
0 comentários :