Astrônomos amadores descobriram evidências de 42 planetas alienígenas, incluindo um mundo tamanho de Júpiter que pode ter luas habitáveis.
Ilustração de uma lua de PH2 b
Quarenta voluntários de um projeto Universidade de Oxford descobriram os novos candidatos a planetas, incluindo 15 mundos potencialmente habitáveis e PH2 b, um planeta do tamanho de Júpiter que a equipe confirmou que está na zona habitável de sua estrela, região que permite a existência de água líquida em sua superfície.
“Há uma obsessão para encontrar planetas do tamanho da Terra, mas o que estamos descobrindo, com planetas como o PH2 b, é muito mais estranho”, disse o Dr. Chris Lintott, da Universidade de Oxford. “Júpiter tem várias grandes luas ricas em água – imagine se arrastássemos aquele sistema para a zona morna confortável, onde a Terra está. Se tal planeta tivesse luas do tamanho da Terra, não veríamos Europa e Calisto, mas mundos com rios, lagos e todos os tipos de habitats – um cenário surpreendente que pode ser bem comum no universo.”
Diferentemente do acontece comumente, os planetas não foram observados diretamente, mas sim através de um sistema online denominado Planet Hunters, onde voluntários procuram variações incomuns no brilho de uma estrela, o que significa que ela pode estar sendo eclipsada por um planeta que a orbita.
0 comentários :