Algumas cidades do planeta encantam turistas por suas infraestruturas moderníssimas, outras por seus arranha-céus gigantescos, praias badaladas durante o ano todo, restaurantes, galerias e museus. Mas viajando para fora desses grandes centros urbanos popularmente conhecidos como ‘selva de pedra’ selecionamos algumas formações naturais que podem ser visitadas por qualquer viajante e que chamam atenção seja pela beleza incondicional, ou pela curiosidade que desperta nas pessoas sobre os mistérios do lugar moldados pelo poder da natureza. Trata-se de recantos escondidos e muitas vezes desconhecidos que passaram por processos geológicos e morfológicos por milhares de anos até transformarem-se em fontes, grandes buracos, lagos e cachoeiras para ninguém colocar defeito.
Morning Glory Pool
Localizada em Tannourine, no Líbano, a incrível cachoeira cai a uma altura de 255 metros dentro de uma caverna de calcário do período jurássico. A cachoeira fica no pico do Monte Trail por onde uma estreita faixa de água despenca no grande abismo. Pesquisas indicam que o lugar teria se formado por erosão circular de onde despencaram grandes blocos de rochas. A caverna é bem sinalizada advertindo os turistas para não se aproximarem das bordas e das três pontes horizontais que atravessam a caverna, pois grande parte da estrutura é formada por uma ‘falsa laje’ que corre o risco de desmoronar em segundos.
No deserto de Karakun no Turcomenistão está situada à cratera popularmente conhecida como ‘Porta do Inferno’. São 60 metros de diâmetro e quase 20 metros de profundidade. As labaredas de fogo que saem do local podem ser avistadas durante a noite, a alguns quilômetros de distância dali. O fogo proveniente do local é resultado da queima de petróleo e gás natural constante que não cessa a cerca de 40 anos. Ainda não se sabe ao certo o que deu inicio ao incêndio na cratera. Alguns geólogos afirmam que sua formação é natural, enquanto outras teorias apontam para a perfuração do local em busca de gás natural que abriu o enorme buraco onde posteriormente teria ocorrido um incêndio proposital para evitar que gases tóxicos se espalhassem.

